Por Giovani Mattiollo
- Às 12:28
1

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O início de 2019 do Grêmio registra ataque positivo, defesa com apenas um gol sofrido e goleadas mesmo quando Renato Gaúcho muda totalmente a escalação. O treinador se sustenta na base dos últimos anos e em um entrosamento já presente no clube gaúcho para corrigir os erros com menor pressão.

Prática comum de Renato nos últimos anos, o rodízio não corre riscos por conta do conhecimento adquirido entre os jogadores com o trabalho a longo prazo. A equipe reserva que bateu o Caxias por 3 a 0 no domingo, por exemplo, tinha apenas Julio César e Rômulo como novidades. O restante já estava no elenco.

Os 13 pontos conquistados em 15 disputados no Gauchão levam o Grêmio a ter a melhor arrancada desde 2007, quando, sob o comando de Mano Menezes, conseguiu 100% de aproveitamento em cinco rodadas.

– Temos vantagem de ter mais de 90% do grupo do ano passado, entrosamento é importante. Procuramos revisar no dia a dia para que não esqueçam que fizemos de bom nos dois anos. Corrigimos o que fazemos de errado – apontou Renato.

“No início, é sempre importante ganhar, porque sem dúvidas tem coisas a corrigir. É sempre bom corrigir com vitórias” (Maicon , volante)

Elenco manteve muitas peças dos últimos dois anos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Elenco manteve muitas peças dos últimos dois anos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O bom rendimento dá tranquilidade para os testes do treinador, como a observação de Julio César no gol, a retomada por confiança de André e os primeiros passos de Felipe Vizeu. Além disso, dá rodagem aos mais jovens, como Pepê, autor de dois gols no domingo, Jean Pyerre e Matheus Henrique.

– A gente sempre tenta fazer o melhor, sabemos que um Campeonato Gaúcho é difícil, tem que viajar, enfrentar times que se fecham, que se preparam vários dias antes. Respeitamos todo mundo. Para nós, cada partida é um desafio – avalia Kannemann.

Os bons resultados de titulares e reservas deixam o Grêmio navegando em um mar de tranquilidade no início de 2019. A diretoria, por exemplo, arrefeceu a busca por um lateral-esquerdo após as inúmeras boas atuações de Juninho Capixaba. No próximo domingo, contra o Avenida, na Arena, o Grêmio pode levantar taça: a partida será válida também pela Recopa Gaúcha.


Comentários