Grêmio admite “dívida” no Brasileirão e tenta evitar pior série sem vitórias contra o Athletico

Sem vencer há cinco jogos, time de Renato Gaúcho pode superar a arrancada ruim no campeonato contra o Furacão, neste sábado, na Arena

23 de agosto de 2019 - Às 12:22
Lucas Uebel/Grêmio

Em zona intermediária na tabela, o Grêmio tentará evitar a pior sequência sem vitórias no Brasileirão na partida deste sábado contra o Athletico, na Arena, pela 16ª rodada. O Tricolor não vence há cinco jogos, a mesma sequência sem triunfos na arrancada do campeonato.

Com a prioridade voltada para Copa do Brasil e Libertadores, o próprio elenco gremista reconhece que está devendo no Brasileirão. Após 15 rodadas, o campeonato poderia ser dividido em três fases para o Grêmio: início ruim, fase de retomada e novo jejum de vitórias (confira abaixo).

Resultado? Com mais de um terço da competição disputado, o time gaúcho é apenas o 13º colocado, com 18 pontos, a cinco da Chapecoense, o primeiro time na zona de rebaixamento. A distância para o São Paulo, o primeiro time no G-4, é de 12 pontos.

– Estamos devendo pontos no Campeonato Brasileiro. A nossa situação ali não é das mais confortáveis, temos que melhorar – admite o lateral Juninho Capixaba.

As três fases do Grêmio no Brasileirão

Início Ruim Retomada Jejum de vitórias
Grêmio 1×2 Santos – 1ª rodada Grêmio 1×0 Atlético-MG – 6ª rodada Inter 1×1 Grêmio – 11ª rodada
Avaí 1×1 Grêmio – 2ª rodada Bahia 1×0 Grêmio – 7ª rodada CSA 0x0 Grêmio – 12ª rodada
Grêmio 4×5 Fluminense – 3ª rodada Grêmio 1×0 Fortaleza – 8ª rodada Grêmio 3×3 Chapecoense – 13ª rodada
Corinthians 0x0 Grêmio – 4ª rodada Botafogo 0x1 Grêmio – 9ª rodada Flamengo 3×1 Grêmio – 14ª rodada
Ceará 2×1 Grêmio – 5ª rodada Grêmio 2×1 Vasco – 10ª rodada Grêmio 1×1 Palmeiras – 15ª rodada
Total: 2 pontos Total: 12 pontos Total: 4 pontos

A nova retomada passa por melhorar o desempenho dentro de casa, principalmente os gols sofridos. Em sete jogos disputados na Arena esse ano, o Grêmio soma três vitórias, dois empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 52,38%, que coloca o time em 14ª lugar na classificação como mandante. O Tricolor é o time que mais sofreu gols em seus domínios até agora, com 12 no total.

– Os adversários aqui na Arena vêm com esse pensamento de defender. Nós impomos nosso ritmo dentro de casa, mas a gente acaba pecando em algumas coisas e acaba sofrendo gols. Acho que a gente tem que corrigir isso o mais rápido possível, continuar mantendo o nosso ritmo, continuar impondo nosso ritmo, mas sem descuidar a parte defensiva – recomenda Capixaba.

Juninho Capixaba é a principal dúvida no time do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Juninho Capixaba é a principal dúvida no time do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Fiel a sua estratégia, Renato Gaúcho vai escalar time reserva contra o Furacão – os titulares serão poupados para o jogo decisivo de terça-feira contra o Palmeiras, no Pacaembu, pelas quartas de final da Libertadores. Após a derrota por 1 a 0 na Arena, o time precisa reverter a desvantagem para não ser eliminado da competição.

A principal dúvida está na lateral esquerda. Como Cortez sofreu uma pancada no quadril no jogo contra o Palmeiras e não está totalmente recuperado, Capixaba é a única opção de Renato para a função. O reserva imediato, no entanto, pode ser poupado para o jogo contra os paulistas e abrir vaga para o volante Darlan, improvisado.

O provável time do Grêmio tem Julio César; Galhardo, David Braz, Paulo Miranda e Juninho Capixaba (Darlan); Rômulo, Thaciano, Luciano, Luan e Pepê; Diego Tardelli.

O jogo entre Grêmio e Athletico-PR terá transmissão ao vivo e exclusiva do GloboEsporte.com para todo o Brasil com narração de Gustavo Villani e comentários de Ana Thais Matos, Caio Ribeiro e Sálvio Spinola. O GloboEsporte.com também transmitirá ao vivo as entrevistas de treinadores e jogadores dos dois times logo depois do jogo.



Veja também