Por Giovani Mattiollo
- Às 16:52
5

Após conhecer seus rivais na Libertadores em sorteio na última segunda-feira, na sede da Conmebol, Grêmio e Inter deparam com uma encruzilhada logo de cara no calendário para 2019. Os dois rivais terão um Gre-Nal a disputar pelo Gauchão entre a estreia e a segunda rodada da competição continental, no início do mês de março.

Em contato com o GloboEsporte.com, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, afirmou que o clássico do primeiro turno será mantido para o dia 10 de março, na Arena. De acordo com o dirigente, não há outra data possível devido ao calendário apertado do início do ano.

Até o momento, a Conmebol não oficializou as datas nem os confrontos de Grêmio e Inter na estreia da Libertadores. Mas o calendário oficial da entidade prevê os dias 5, 6 e 7 de março como datas para a primeira rodada da fase de grupos. Os jogos da segunda rodada da fase de grupos ocorrem em 12, 13 e 14 de março.

A tendência, assim, é de que tanto Grêmio quanto Inter entrem em campo com times alternativos para o clássico. Algo semelhante já ocorreu em 2015.

Federação mantém data do Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Federação mantém data do Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

O sorteio da Libertadores

O Inter está no Grupo A da Libertadores, ao lado do cabeça de chave River Plate e do Alianza Lima, do Peru. O Colorado aguarda a definição das fases preliminares para conhecer o quarto adversário, que sairá dos confrontos entre São Paulo e Talleres (Argentina) e Independiente Medellín (Colômbia) e Palestino (Chile).

O Grêmio é cabeça de chave do Grupo H, ao lado de Rosario Central, da Argentina, e Universidad Católica, do Chile. O quarto integrante da chave é uma incógnita e depende de uma série de confrontos.

O colombiano Atlético Nacional, campeão da Libertadores em 2016, espera o vencedor de Deportivo La Guaira-VEN e Real Garcilaso-PER, confronto da primeira fase. Na etapa seguinte, um destes três times enfrentará o vencedor de Libertad-PAR e uma equipe boliviana, que pode ser San José, Royal Pari, Bolívar ou The Strongest.

Grupo A

  • River Plate
  • Inter
  • Alianza Lima-PER
  • G4*

*Vencedor de São Paulo x Talleres-ARG enfrenta o vencedor de Independiente Medellín x Palestino-CHI para avançar à fase de grupos

Grupo H da Libertadores

  • Grêmio
  • Universidad Católica-CHI
  • Rosario Central
  • G3*

*Atlético Nacional aguarda o vencedor de Deportivo La Guaira-VEN x Real Garcilaso-PER para ocnhecer seu adversário na segunda fase. Na etapa seguinte, um destes times enfrenta o vencedor de Libertad-PAR x Bolívia 3 (San José, Royal Pari, Bolívar ou The Strongest)


Comentários