Se o Grêmio vive uma situação difícil no Campeonato Brasileiro, ainda sem uma vitória sequer, uma reação deve ficar mais complicada até a parada para a Copa América. Ao final desta semana, o técnico Renato Gaúcho pode ver engrossar sua lista de problemas com as convocações de Everton, Kannemann e eventualmente Geromel para a competição, além do já divulgado chamado de Matheus Henrique para a Seleção olímpica no Torneio de Toulon, na França

Assim, o Grêmio ficaria sem quatro de seus titulares em um momento-chave para um crescimento no Brasileirão. Hoje na zona de rebaixamento, com apenas dois pontos somados, o clube traça comometa subir na tabela o quanto antes para chegar ao G-4 nas cinco rodadas até a pausa no calendário.

Temos que reagir o quanto antes se queremos brigar pelo título” (Maicon, capitão do Grêmio)

A partir do dia 3 de junho começa o período chamado de “data Fifa”, quando os clubes precisam liberar seus atletas obrigatoriamente. Qualquer convocação que envolva apresentação antes requer um contato das confederações com os clubes. A tendência é de que o Tricolor perca Kannemann, Everton e Matheus Henrique nas rodadas finais antes da pausa.

Além do jovem volante, o Grêmio tem dois nomes quase certos em Brasil e Argentina: o atacante Everton e o zagueiro Walter Kannemann, este presente na pré-lista de Lionel Scaloni. Geromel, em uma hipótese remota, também pode integrar o elenco brasileiro após a cirurgia feita por Thiago Silva por ter sido chamado na Copa do Mundo.

Os convocados desfalcarão o time contra Fortaleza e Botafogo. Nas oitavas da Copa do Brasil, apenas o volante Matheus Henrique não estará à disposição, para o segundo jogo, dia 29 deste mês, na Arena.

Confira a situação de cada jogador

Matheus Henrique

O volante tem apresentação marcada para o dia 27 de maio com a seleção olímpica de André Jardine e perderá quatro jogos pelo Grêmio. O Torneio Maurice Rivello, antes conhecido como Torneio de Toulon, será disputado entre os dias 1º e 15 de junho. O Brasil embarca nesta data para Marselha, na França, e estreia no dia 2 contra a Guatemala.

  • 29/05 – Grêmio x Juventude – oitavas de final da Copa do Brasil
  • 01/06 – Bahia x Grêmio – 7ª rodada do Brasileirão
  • 08/06 – Grêmio x Fortaleza – 8ª rodada do Brasileirão
  • 12/06 – Botafogo x Grêmio – 9ª rodada do Brasileirão
Kannemann

O argentino já figura na pré-lista divulgada por alguns meios de comunicação na Argentina. E, desde a Copa do Mundo, esteve em todas as convocações feitas pelo técnico Lionel Scaloni. É figura quase confirmada na Copa América.

Kannemann está na pré-lista da seleção argentina — Foto: Divulgação/AFA

Messi e companhia se despedem de sua torcida em um amistoso contra Nicarágua, dia 7 de junho, no estádio del Bicentenário. Desde o dia 3, pelo menos, estará à disposição da seleção.

  • 8/06 – Grêmio x Fortaleza – 8ª rodada do Brasileirão
  • 12/06 – Botafogo x Grêmio – 9ª rodada do Brasileirão
Everton

Como o companheiro argentino, Everton também é nome quase certo para a Copa América. A lista de Tite será confirmada na sexta-feira, quando a seleção brasileira também informará o cronograma das datas de quando os jogadores se apresentarão para iniciar os treinos.

A Seleção enfrentará o Catar, dia 5 de junho, no Mané Garrincha, e Honduras, dia 9, no Beira-Rio. É possível que Everton ainda fique fora do jogo com o Bahia, dia 1º de junho.

  • 8/06 – Grêmio x Fortaleza – 8ª rodada do Brasileirão
  • 12/06 – Botafogo x Grêmio – 9ª rodada do Brasileirão
Geromel

O caso do zagueiro é um cenário bem mais improvável de virar realidade. Mas caso Tite opte por chamar o defensor, o Grêmio ficaria sem sua dupla de zaga titular nas duas últimas partidas antes da parada para a Copa América. E o camisa 3, a exemplo de Everton, também poderia ser baixa contra o Bahia dependendo da decisão da CBF sobre a apresentação.

  • 8/06 – Grêmio x Fortaleza – 8ª rodada do Brasileirão
  • 12/06 – Botafogo x Grêmio – 9ª rodada do Brasileirão
 

Comentários