Com problema na lateral esquerda, Grêmio terá nova improvisação; veja opções

Bruno Cortez segue recuperação de lesão e Juninho Capixaba está suspenso contra o Fortaleza; jovem Darlan e Leonardo devem entrar na função

Por Giovani Mattiollo
- Às 12:03
1
Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Se antes o problema do Grêmio era encontrar um zagueiro, agora Renato Gaúcho será obrigado a improvisar na lateral esquerda. Com as baixas de Bruno Cortez, lesionado, e Juninho Capixaba, suspenso, o técnico fica com poucas opções para o duelo contra o Fortaleza no sábado, às 19h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 8ª rodada do Brasileirão.

Sem mais laterais-esquerdos de origem disponíveis no elenco principal, Renato realizou testes no treino de quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. O mesmo deve ter ocorrido na quinta, mas a imprensa não teve acesso à primeira parte da atividade. A tendência, porém, é pela inversão de lado de Leonardo, com a volta de Léo Moura ao time na direita. O jovem volante Darlan corre por fora..

No treinamento de quarta, os jogadores obedeciam a uma sequência de troca de passes até a linha de fundo para cruzamento e finalização. O volante tabelava com o meia, que tocava para o lateral, e este colocava a bola na área para o defensor afastar, ou o atacante arrematar. Pelo lado esquerdo, os laterais foram Juninho Capixaba e Darlan.

Darlan (de costas) revezou com Juninho Capixaba pelo lado esquerdo — Foto: Lucas Bubols/GloboEsporte.com

Darlan (de costas) revezou com Juninho Capixaba pelo lado esquerdo — Foto: Lucas Bubols/GloboEsporte.com

Entretanto, a parte final do trabalho deixou dúvidas sobre a escalação. Sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes, foram divididas duas equipes. No time com colete, Galhardo atuou na direita e Leonardo na esquerda. No outro, Capixaba e Léo Moura formaram a dupla de laterais.

A única certeza para o duelo de sábado é a presença de Leonardo. Caso o defensor atue na direita, Darlan será improvisado na esquerda. No outro cenário, o experiente Léo Moura entra na posição de origem e desloca o xará para o outro lado.

– É diferente quando você sai da posição. Eu joguei minha vida toda no Cruzeiro no lado esquerdo. Agradeço ao Renato por ter me ajudado a evoluir, jogar no lado direito. Não é do dia para a noite que vai se adaptar à nova função. Aqueles que tiverem essa oportunidade, infelizmente vão ter que fazer. Quem for utilizado, que dê o melhor e que nós possamos ajudar – comentou o atacante Alisson.

Mesmo com o problema na defesa, Renato evitou subir o jovem Guilherme Guedes do grupo de transição. Com 20 anos, o lateral-esquerdo se recuperou recentemente de lesão na coxa esquerda. Voltou a atuar na última sexta-feira, quando entrou no segundo tempo da vitória contra o Sport, pelo Brasileirão de Aspirantes.

Provável Grêmio contra o Fortaleza — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Provável Grêmio contra o Fortaleza — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Cortez só depois da Copa América

Conforme apurou o GloboEsporte.com, Bruno Cortez teve uma lesão de grau 2 no músculo adutor da coxa esquerda durante a vitória sobre a Universidad Católica, pela Libertadores, no dia 8 de maio. O Departamento Médico do Grêmio estimou recuperação em três semanas.

Como o processo regenerativo do lateral está no final, ainda resta uma semana para voltar a treinar com bola. Enquanto isso, nos últimos três trabalhos da semana, Cortez apenas deu voltas ao redor do gramado alternando velocidade e realizou circuitos físicos.

O defensor é desfalque certo diante do Fortaleza e dificilmente enfrenta o Botafogo na próxima semana, no Rio de Janeiro. Ele deve retornar aos gramados somente após a parada da Copa América.

Bruno Cortez ainda não está pronto para retornar — Foto: Lucas Bubols / GloboEsporte.com

Bruno Cortez ainda não está pronto para retornar — Foto: Lucas Bubols / GloboEsporte.com

Após o treino da manhã desta sexta-feira em Porto Alegre, o Grêmio viaja para Caxias do Sul no início da tarde. No sábado, às 19h, recebe o Fortaleza no Centenário, pela oitava rodada do Brasileirão. A Arena está cedida à Conmebol para a Copa América.

Veja também

Comentários