As atrações do Grêmio para o jogo com o São José

Renato Gaúcho fechou o treino da véspera e deve colocar reservas, na Arena, neste sábado

Por Giovani Mattiollo
- Às 09:57
4
Lucas Uebel / Grêmio, Divulgação

Focado na Libertadores para o confronto contra o Libertad na próxima terça-feira, o Grêmio terá equipe alternativa no duelo contra o São José, a partir das 19h deste sábado, pela nona rodada do Gauchão. O time suplente, no entanto, será repleto de atrações para o torcedor presente na Arena.

Para isso, Renato Portaluppi precisará tomar várias decisões. Em primeiro lugar, definir quanto tempo Diego Tardelli irá atuar. Preparado para jogar 45 minutos, ele deve entrar no segundo tempo e fazer sua estreia com a camisa tricolor.

A outra é decidir quem será o titular da lateral direita, já que Léo Mourasegue lesionado e Tiago Galhardo ainda não tem condições físicas para estrear, embora já tenha sido regularizado no BID da CBF. Com isso, o volante Matheus Henrique, figura certa no meio, pode trocar de função.

Na outra lateral, tem o retorno de Juninho Capixaba, após cumprir suspensão automática contra o Veranópolis. À frente, a atração também é o meia-esquerda Pepê, possível substituto de Everton no time titular enquanto Cebolinha estiver fora, na Seleção Brasileira.

Confira algumas atrações do Grêmio para a partida deste sábado, às 19h, na Arena:

Diego Tardelli

O centroavante atuou pela última vez em 30 de novembro de 2018. Ele jogou pelo Shandong Luneng contra o Beijing Guoan. Empate em 2 a 2, na segunda partida da final da Copa da China, com direito a gol de Tardelli. Porém, pelo gol qualificado fora de casa, o time da capital chinesa ficou com o título.

Diego Tardelli deve estrear com a camisa do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Diego Tardelli deve estrear com a camisa do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Por isso, quando o 4º árbitro erguer a placa com a camisa 9, ele estará interrompendo um hiato de 99 dias parado. Desde que chegou ao Grêmio, fez reforço muscular, condicionamento físico e atuou alguns minutos no jogo-treino com o Sindicato dos Atletas. Enquanto os titulares enfrentavam o Rosario Central, pela Libertadores, ele ficou em Porto Alegre para participar de coletivos com a equipe de transição. Fez até gol. Resta a Renato definir quanto tempo ele poderá atuar.

Pepê

O substituto natural de Everton na meia esquerda tem três gols no Gauchão. A partida com o São José não é apenas uma oportunidade de aumentar o recorde pessoal. Ele tem a chance de se firmar de vez na equipe titular, já que Cebolinha foi chamado para a Seleção Brasileira e desfalca o Grêmio na última rodada do Estadual, contra o Pelotas, e nas duas partidas das quartas de final, nos dias 24 e 27 de março.

Jean Pyerre, Thonny Anderson, Pepê e Matheus Henrique em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jean Pyerre, Thonny Anderson, Pepê e Matheus Henrique em treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Matheus Henrique

É o jogador mais versátil do atual elenco gremista. Na ausência de Léo Moura, ele foi improvisado na lateral direita em alguns treinamentos. As atuações seguras podem escalá-lo no lugar de Leonardo, que pode ser preservado após atuar em todas as partidas desta temporada.

O problema é que, se entrar na defesa, Matheus Henrique abre um “buraco” no meio campo. Com isso, Renato precisará improvisar algum meia avançado ou até alterar o esquema tático, fixando Thaciano como único volante e com Jean Pyerre e Thony Anderson na armação.

Juninho Capixaba

Expulso na partida com o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, Juninho Capixaba cumpriu suspensão contra o Veranópolis e está relacionado. Ele largou como artilheiro do campeonato, com dois gols em dois jogos, o que fez com que o Grêmio adquirisse seu passe em definitivo junto ao Corinthians. O torcedor poderá revê-lo na Arena, pela primeira vez em 2019, já que as partidas em que atuou nesta temporada foram fora de casa.

Veja também

Comentários